Imprimir

Guia do Passageiro

Estimado passageiro, sem prejuízo das indicações que a sua Agência de Viagens / Companhia Aérea lhe transmita, se vai embarcar ou desembarcar no nosso Aeroporto, pedimos a sua especial atenção para a observância dos procedimentos indicados de seguida.

Estamos seguros que o seu cumprimento irá evitar contratempos e aborrecimentos para a sua viagem.

Procedimentos no embarque:

  • A zona de Partidas está situada no Piso 1 do edifício do Terminal.
  • É fundamental chegar ao Aeroporto com algum tempo de antecedência relativamente à hora do voo.

Antecedência para Check-in:

  • Voos para Porto Santo: 90 min.
  • Voos para Açores/Continente: 120 min.
  • Voos Internacionais/Europa: 120 min.
  • Voos Intercontinentais: 180 min.

Atenção:

  • Nunca e em momento algum perca de vista ou abandone a sua bagagem durante a sua permanência no Terminal;
  • Nunca "faça o favor" de levar objetos ou volumes de pessoas estranhas na sua bagagem.
  • Se vai realizar um voo não doméstico, tenha a sua identificação (Passaporte para voos com destino ao espaço Não Schengen ou Países Terceiros) junto do cartão de embarque e ambos em local acessível, pois vai ter de os apresentar por diversas vezes.
  • Após o check-in dirija-se à sala de embarque. Poderá ter que apresentar o cartão de embarque ao funcionário da segurança para poder aceder a esta zona restrita.
  • Lembre-se que terá de passar pelo controlo de deteção de metais, pelo que será conveniente separar os objetos metálicos que transporte nos bolsos de modo a aceder à Sala de Embarque mais rapidamente.
  • Preste muita atenção aos avisos/chamadas sonoras e aos monitores de informação de voo existentes no Terminal. Cumpra rigorosamente os tempos de chamada para o check-in e embarque.
  • Finalmente, na Sala de Embarque aproveite para fazer compras de última hora nas diversas lojas que se encontram ao seu dispor.

 Procedimentos no desembarque:

  • A zona de Chegadas está situada no Piso 0 do edifício do Terminal.
  • Quando desembarcar de um voo Não Schengen terá de passar pelo controlo de Passaportes. Tenha por isso, a sua identificação (passaporte se for estrangeiro) sempre em lugar acessível.
  • Preste atenção aos monitores que lhe indicarão em que tapete será descarregada a bagagem do seu voo.
  • Se não tiver encontrado a bagagem, proceda à reclamação no balcão da sua companhia aérea, que saberá como resolver o problema.
  • Após a recolha de bagagens dirija-se para a saída.

Se tiver algo a declarar deverá utilizar o Canal Vermelho, caso contrário, utilize o Canal Verde, ou Canal Azul se Comunitário.